terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Biblioteca de Livros Digitais

As obras inseridas na Biblioteca de Livros Digitais estão trabalhadas de forma a tornarem a leitura particularmente apelativa, convidando os leitores a transformarem-se em escritores e em ilustradores.


Os interessados têm a possibilidade de assistir a uma apresentação animada das personagens principais de cada livro, bem como de ouvir os autores e os ilustradores a falarem sobre os respectivos volumes.


Depois, à medida que viram as páginas do livro, os leitores podem ler o texto e ver as ilustrações animadas, enquanto ouvem uma leitura dramatizada da história.No final do livro, os leitores dispõem de um espaço em branco que podem utilizar para escrever ou ilustrar, de modo a personalizarem o seu livro, que passa a conter na capa o nome da pessoa a quem pertence.


Através do registo na Biblioteca dos Livros da Malta, podem enviar e-mails aos restantes membros da comunidade virtual, recomendando livros e divulgando os textos que escreveram no final das obras disponibilizadas on-line.


O grande objectivo deste projecto, que envolve o Centro de Investigação para as Tecnologias Interactivas, o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Ensino do Português (PNEP), é a criação de um instrumento que promova a leitura, tirando partido da natural apetência que os mais jovens têm pelas novas tecnologias.


Neste momento, são nove as obras disponibilizadas na Biblioteca de Livros Digitais, destinadas às diversas faixas etárias, desde o pré-escolar até à idade adulta:

A Joaninha Vaidosa, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;
As Moedas de Ouro do Pinto Pintão, de Alice Vieira;
Fala Bicho, de Violeta Figueiredo;
Rato do Campo e Rato da Cidade, de Alice Vieira;
Uma Flor Chamada Maria, de Alves Redol;
A Revolta das Palavras Digitais, de Carlos Correia;
A Cidadania de A a Z; de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada:
Incêndio no Paraíso, com supervisão de Carlos Correia;
Amigos Estrangeiros, com supervisão de Carlos Correia.



Lista de obras disponibilizadas on-line, no site: Biblioteca de Livros Digitais

Sem comentários:

 
Licença Creative Commons
A obra Blogue da BECRE de Biblioteca Escolar Serra da Gardunha - Fundão foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Portugal.