terça-feira, 14 de abril de 2009

Edgar Poe: comemoração dos 200 anos do seu nascimento.

No presente ano comemoramos o bicentenário do nascimento de Edgar Allan Poe (1809-1849).
A Quetzal e o Círculo dos Leitores lançaram a obra “Todos os Contos 1”, com 522 páginas, a qual reúne 34 títulos, entre eles, “O Escaravelho de Ouro”, “Os Crimes da Rua Morgue”, “A Carta Roubada”, “O Gato Preto”, “A Queda da Casa de Usher”, “O Poço e o Pêndulo”, “O Barril de Amontillado” ou “O Retrato Oval”, para citar alguns dos mais conhecidos.
As histórias são diversificadas. Percorrem vários géneros literários, desde o policial, passando pela ficção científica, até à sátira.
A sua vida foi curta! Filho de actores, abandonado pelo pai e órfão de mãe, Edgar Poe foi perfilhado pela família Allan. A sua relação com esta família foi deveras conflituosa, o que explica a sua vida errática. O álcool, a droga e as expulsões da escola e do exército são traços marcantes do seu percurso pessoal. A morte prematura, aos 40 anos, é precedida de uma tentativa frustrada de suicídio. Incidências de uma vida, profundamente, atribulada!
O que o tempo perpetuou do seu legado literário é, sobretudo, um conjunto de contos onde sobressai a sua fina ironia.

Sem comentários:

 
Licença Creative Commons
A obra Blogue da BECRE de Biblioteca Escolar Serra da Gardunha - Fundão foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Portugal.