terça-feira, 5 de maio de 2009

ROSA, MINHA IRMÃ ROSA

.
Título: ROSA, MINHA IRMÃ ROSA

Autor: ALICE VIEIRA

.

Rosa, Minha Irmã Rosa, romance de Alice Vieira, publicado em 1979, é uma obra de literatura infanto-juvenil. Corresponde ao primeiro volume de uma trilogia onde se inclui a obra Lote 12, 2º Frente (segundo volume) e ainda Chocolate à Chuva (terceiro volume). Apresentando uma estrutura de tipo diário, a obra relata os problemas de uma criança, chamada Mariana, causados pelo nascimento da irmã Rosa. O facto provoca conflitos psicológicos naquela personagem, perturbada pelo ciúme, que se apercebe da partilha de várias coisas a que a irmã obrigará, tais como o quarto, a atenção dos pais e o afecto dos restantes familiares. No entanto, com o passar do tempo, esses conflitos são dissolvidos.
Em 1979, Alice Vieira, com a obra Rosa, Minha Irmã Rosa, o seu primeiro livro, recebeu o Prémio de Literatura Infantil no Ano Internacional da Criança.

.

Sem comentários:

 
Licença Creative Commons
A obra Blogue da BECRE de Biblioteca Escolar Serra da Gardunha - Fundão foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Portugal.