segunda-feira, 14 de abril de 2008

Deana Barroqueiro na BECRE

À CONVERSA COM A ESCRITORA DEANA BARROQUEIRO

No dia 11 de Abril, na BECRE, a escritora Deana Barroqueiro manteve um diálogo muito vivo com os alunos.
Em ambas as sessões foi estabelecida uma empatia natural, com muitas perguntas, por parte dos alunos, acerca do acto de criação literária, o prazer e as dificuldades da escrita, as aventuras e as personagens/ figuras históricas, …
“Muito obrigada por ter estado aqui connosco. Foi uma tarde bem passada!” Foi desta forma sincera, simples e espontânea que uma aluna do 8º Ano da Escola Serra da Gardunha se despediu da escritora Deana Barroqueiro, que se deslocou àquele estabelecimento de ensino, para apresentar a sua obra e as suas histórias aos mais jovens leitores.
Extrovertida, animada por uma simpatia e um gosto pelas histórias e pela História contagiantes, Deana Barroqueiro entusiasmou os mais novos, os do 5º Ano de escolaridade, que com ela conversaram pela manhã, e silenciou, com as suas fabulosas narrativas de aventuras vividas, os mais velhos, os do 8º Ano, que a conheceram da parte da tarde. Loquaz até à rouquidão, entusiasmada e entusiasmante, Deana Barroqueiro deu-se a conhecer a um novo público, encorajando à leitura, ou fosse sua ou de outrem.
A autora soube, com mestria e alegria, manter aceso o interesse dos alunos pelo que dizia, fazendo passar bem as suas mensagens de gosto pela escrita, pelo processo do saber e da criatividade.
As suas obras dirigem-se, algumas, para adultos, como o romance histórico D. Sebastião, e o Vidente que foi distinguido com o Prémio Especial do Júri - Máxima 2007, e outros, a maioria para os jovens entre os 13 e os 16 anos. Estas, são, fundamentalmente aventuras com personagens/ figuras históricas, como Bartolomeu Dias e Pêro da Covilhã.
José Valente
Celeste Nunes

Sem comentários:

 
Licença Creative Commons
A obra Blogue da BECRE de Biblioteca Escolar Serra da Gardunha - Fundão foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Portugal.