quarta-feira, 30 de abril de 2008

VAMOS INVENTAR HISTÓRIAS

Os alunos do 2.º ano da Escola EB1 Aldeia de Joanes têm produzido, ao longo do ano, inúmeros textos, tendo já escrito sobre os mais variados temas: a mãe, o pai, os amigos, o tempo, gostos, viagens, acontecimentos... Também a criação de histórias os tem ocupado, socorrendo-se de algumas técnicas para o efeito. Um bom exemplo disso é o esquema de que o aluno, após o seu preenchimento, se socorre para desenvolver a sua história. O esquema, muito simples, contém os seguintes itens:

ESQUEMA DA HISTÓRIA

Quem (o herói da história) .......................................
Onde vivia? ..............................................................
Que queria? .............................................................
Que fez um dia? .....................................................
Que aconteceu depois? ......................................
.....................................................................................
.....................................................................................
Como acabou a história? ..................................
....................................................................................

A Mafalda, nos últimos tempos, tem melhorado muito o seu desempenho. Servindo-se do esquema, encontrou a inspiração necessária para inventar uma história a que deu o nome de "O sonhinho".

Era uma vez uma senhora chamada Pequenina. Ela vivia numa ilha americana numa árvore de cinco centímetros, mas era portuguesa. Ela estava sempre a dizer:
- Pobre de mim, com esta altura a vida não tem fim. Eu tenho vida longa mas longa, eu queria ser levada por uma onda.
Um dia encontrou uma fada, mas ela nem ligou. Então a fada perguntou-lhe:
- O que é que queres, uma aeronave?
- Não.
- Queres uma casa maior com passarinhos?
- Isso já eu tenho.
- Já sei. Queres pinturas?!?!
- Não.
- Então o que é que queres, Pequenina? Pede tudo à fada Beatriz, que eu faço.
- Quero ser uma mulher com 1 metro e 89 centímetros. Eu já tenho 40 anos, e só tenho 1 centímetro!!! - disse, já chorando.
- Tem calma, Pequenina, eu ajudo-te a realizar o sonho.
Quando a fada Beatriz disse perlim-pim-pim nada aconteceu. E ela disse:
- Ó, não tenho pó mágico, só o tenho daqui a sete anos. Desculpa!
- Não faz mal. Eu quero é ficar grande, não interessa se demora sete anos.
- Mas se quiseres eu corto-me, porque tenho o pó mágico dentro de mim.
- Não, nem pensar! Eu espero o tempo que for necessário.
Passaram três anos.
Passaram seis anos.
Passaram sete anos.
Quando a fada Beatriz chegou à ilha, Pequenina disse-lhe:
- Finalmente, estava a ver que não vinhas!
- Vamos?
- Vamos!
A fada disse perlim-pim-pim!
E a Pequenina já não se chamava Pequenina, chamava-se Grandinha!

Mafalda Oliveira - 2.º ano da EB1 Aldeia de Joanes

Sem comentários:

 
Licença Creative Commons
A obra Blogue da BECRE de Biblioteca Escolar Serra da Gardunha - Fundão foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Portugal.