terça-feira, 25 de novembro de 2008

"Ler, Crescer e Conviver"

Os dias 21 e 22 de Novembro foram muito preenchidos. Uma verdadeira azafama! Actividades diversificadas e pessoas interessantes foram as notas dominantes.

Sexta – feira, dia 21, tivemos uma sessão na Biblioteca Escolar, dinamizada pelos alunos do 9º Ano, com apresentação dos trabalhos efectuados sobre Aristides de Sousa Mendes. A Dr.ª Júlia Nery fechou a temática com uma palestra subordinada ao tema “ História e Literatura/Literatura e História”.


Da RTP 1 fizemos uso para mostrar ao País os nossos alunos do 1º Ciclo, através dos Contos e do Dr. Amílcar Martins. (Vizualizar reportagem)

O Hotel Príncipe da Beira, Cinema e a “Manhã Submersa” foram o pretexto para a intervenção do realizador Lauro António. Ali, no antigo Seminário Menor do Fundão, interiorizamos os ambientes e as vivências, outrora exclusivo dos meninos seminaristas, e que foram fonte de inspiração para a obra de Vergílio Ferreira.


O dia terminou, sem antes, os Professores reunirem para participarem na formação “Formar as vozes que contam”, sob a responsabilidade do já nosso conhecido Amílcar Martins, presença e voz forte.



Sábado, dia 22, começou cedo com a jornada das aldeias históricas. Com a visita a Castelo Novo, Póvoa da Atalaia e Monsanto foi-nos dada a oportunidade, única, de lançar um novo olhar sobre estes espaços, na condição de viajantes no tempo.


O bom ambiente do jantar antecipou a Tertúlia.

Em local condigno e com palavra douta, deixaram, em todos nós, um sentimento de nostalgia. Momentos singulares. Tudo em torno dos livros. E da palavra. Perdão, da magia das palavras.

FOTOS de: Yuriy Mirhalayiv

1 comentário:

Penélope disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Licença Creative Commons
A obra Blogue da BECRE de Biblioteca Escolar Serra da Gardunha - Fundão foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Portugal.