terça-feira, 26 de maio de 2009

Eleições Europeias


Entre os dias 4 e 7 de Junho, os cidadãos da UE irão votar para o 7° Parlamento Europeu directamente eleito por sufrágio universal. É importante a nossa participação. Para isso é necessário votar! Registamos seis boas razões para exercer o seu direito cívico no dia 7 de Junho.

1. Os deputados eleitos vão moldar o futuro da Europa nos próximos 5 anos. Tenha a Europa que quer! Se não votar, não se queixe!
2. Como cidadão europeu, votar em eleições para o PE é um direito fundamental e a forma certa de ter uma palavra a dizer sobre o modo como a UE funciona.
3. Graças à Europa, podemos viajar, estudar e trabalhar facilmente no estrangeiro.
4. No dia 7 de Junho vai ter a oportunidade única de votar juntamente com 375 milhões de outros cidadãos europeus. Para quê? Para eleger o único parlamento do mundo transnacional e multilingue, directamente eleito e a única instituição da União Europeia eleita por sufrágio directo.
5. A maior parte da legislação que nos afecta quotidianamente é decidida por deputados ao PE e ministros a nível da UE. E não só leis: verbas para a construção de novas estradas, praias mais limpas, investigação, educação, ajuda ao desenvolvimento. Os deputados também decidem para onde vai o dinheiro da UE.
6. Vá lá! Só são precisos uns minutos, talvez possa combiná-los com um passeio no parque ou uma ida ao café. Depois, é fácil ver o que os deputados que elegeu estão a fazer por si: basta ir a http://www.europarl.europa.eu/!

Sem comentários:

 
Licença Creative Commons
A obra Blogue da BECRE de Biblioteca Escolar Serra da Gardunha - Fundão foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Portugal.