quarta-feira, 27 de maio de 2009

João Bénard da Costa (1935-2009)


Nascido a 7 de Fevereiro de 1935 em Lisboa, João Pedro Bénard da Costa cresceu entre a casa lisboeta e a casa do seu avô paterno na Arrábida. Era oriundo de um meio burguês católico, confortável e conservador.
Bénard da Costa aos 11, 12 anos, começou a ir várias vezes por semana ao cinema, com cadernos para tomar notas. Em 1969 vai organizar a secção de cinema no serviço de belas-artes da Gulbenkian, com ciclos que hão-de marcar milhares de espectadores.
Em 1973 João Bénard começou a ensinar Cinema no Conservatório. Só deixou de dar aulas em 1980, quando - a convite de Vasco Pulido Valente, então secretário de Estado da Cultura - entrou para a Cinemateca Portuguesa como subdirector. Em 1991, sucedeu a Luís de Pina na direcção.No dia 21 de Maio faleceu João Benard da Costa, uma "grande figura da cultura portuguesa", nas palavras de António Valdemar, presidente da Academia Nacional de Belas Artes.

Sem comentários:

 
Licença Creative Commons
A obra Blogue da BECRE de Biblioteca Escolar Serra da Gardunha - Fundão foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Portugal.